Por que as flutuações de peso ocorrem?
São situações normais e acontecem com todo mundo. Elas podem ser causadas por diversos fatores, como o consumo de uma grande refeição, a ingestão de sal em excesso, retenção de água, obstipação (intestino preso) e alterações hormonais. Uma coisa que você deve saber é que o peso extra que você vê na escala não vem de um aumento na gordura corporal, que pode ser a água, os resíduos ou outras substâncias que estão temporariamente presente em seu corpo.
Quanto pode o seu peso flutuar?
Nestas flutuações, seu peso pode ter um aumento temporário de até aproximadamente 2kg por dia. Leva algum tempo para o seu sistema digestivo processar alguns alimentos, fluidos e sal que você consome, e as substâncias que ainda estão sendo processados irão contribuir para o seu peso. Se você tivesse um grande jantar na noite anterior, o seu peso se elevará ainda de manhã, se você ainda não teve uma evacuação. Isso é especialmente verdade se você consumiu alimentos que contêm muito sódio ou que tem mais difícil digestão como carnes e até mesmo muitos alimentos integrais. Mesmo se você comeu mais do que deveria, o seu peso verdadeiro não deve aumentar de forma significativa durante a noite. Ganho de peso verdadeiro é um processo que ocorre ao longo de um período mais longo de tempo.
Lidar com as flutuações de peso
Uma maneira de prevenir o estresse que resulta de flutuações de peso é pesar-se sempre no mesmo horário. Recomenda-se que seja sempre pela amanhã, sem roupa e após urinar. Se você é uma pessoa muito ansiosa, então aí sim, pese-se uma vez por semana, e faça isso sem o uso de roupas e sapatos, o que pode adicionar um ou dois quilos na balança. Tente pesar-se depois de ter esvaziado os intestinos da manhã. Se você achar que o seu peso é ainda flutuante quando você pesar uma vez por semana, você deve beber muita água para reduzir a quantidade de sódio no organismo e pode tomar cuidado para que o intestino esteja sempre funcionando bem. Então, pese-se novamente nas próximas duas manhãs. Se os resultados ainda são elevados, você pode ter que reavaliar sua dieta e programas de exercícios para se certificar de que você não está consumindo mais calorias do que você está queimando e deve ter que visitar um médico para fazer um bom check up da sua saúde, investigando hormônios, pressão arterial e glândulas.
A melhor maneira de julgar a sua mudança de peso de verdade é olhar para como suas roupas se encaixam. Existem também formas de medir o percentual de gordura em seu corpo, e você pode aprender sobre o seu verdadeiro peso, olhando para esta percentagem em vez do seu peso total.
Resumindo:
1) Entenda que o peso pode sofrer flutuações e não desanime!
2) Pese-se sempre no mesmo horário e sem roupas
3) Seu intestino deve funcionar regularmente.
4) Tome muita água
5) Avalie sempre sua dieta e pratique atividade física
6) Cuide da sua saúde e procure um médico caso faça dieta, exercícios físicos e você não nota mudanças.
*fonte http://www.saboridades.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário